47ª Reunião Anual reúne mais de 3 mil participantes

A 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, que ocorreu de 27 a 30 de julho de 2011, em Salvador, reuniu 3.100 participantes de várias regiões do Brasil e também do exterior. O evento, que é um dos mais significativos da área no país, teve como tema desta edição o "Empreendedorismo e Progresso Científicos na Zootecnia Brasileira de Vanguarda". Participaram empreendedores rurais, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e professores de cursos superiores na área de ciências agrárias, técnicos de empresas públicas e privadas, agrônomos, veterinários e zootecnistas, além de outros profissionais interessados em produção animal. Segundo a comissão organizadora, o objetivo central da reunião foi propiciar o contato e a troca de conhecimento entre esse público diversificado.

A 47ª Reunião Anual foi organizada em 11 simpósios ministrados por 61 palestrantes nacionais e internacionais, além dos mini-cursos que proporcionaram a atualização e o aperfeiçoamento profissional. Durante a solenidade de abertura, a Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) homenageou o fundador e primeiro editor-chefe da Revista Brasileira de Zootecnia (RBZ), professor José Brandão Fonseca e o professor Gilberto Gonçalves Leite por estar há uma década atuando como secretário executivo da SBZ.

Paralelo à Reunião Anual, ocorreu o I Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/Recursos Pesqueiros. Entre outros assuntos, os coordenadores discutiram a produção e a publicação científicas oriundas das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação; as medidas para promover a evolução das principais revistas nacionais e quais as estratégias que podem ser adotadas para elevar o conceito dos programas de pós-graduação nessas áreas.

A 47ª Reunião Anual em números:

Participantes 3.100
Palestras 59
Simpósios 11
Total de Palestrantes 61
Palestrantes brasileiros 34
Palestrantes internacionais 27
Resumos submetidos 2933
Resumos publicados 2542
Apresentação oral de resumos 30

Salvador sedia pela terceira vez Reunião Anual da SBZ

Considerada uma das mais antigas e atuantes sociedades científicas do país, a Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) foi fundada em 1951 por um grupo de profissionais preocupados com os rumos da produção animal deste país. Dois anos depois, a Reunião Anual foi realizada em Salvador. Coordenada pelo patrono da Zootecnia Octávio Domingues, contou somente com a participação de 45 pessoas.

A capital baiana voltou a sediar o evento em 1976 com 283 participantes. Trinta e quatro anos depois, a 47ª Reunião Anual teve 2.995 congressistas inscritos superando as expectativas da organização do evento. Os números expressam um aumento de público de 28% em relação à 46ª reunião anual da SBZ em Maringá, no Paraná, que ocorreu em 2009.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), Ronaldo Lopes Oliveira, esse aumento de público é reflexo do momento atual. "Mostra o crescimento vertiginoso da Sociedade Brasileira de Zootecnia, que acompanha a evolução da produção animal e do agronegócio no país", completa.

Com sede em Brasília, atualmente a SBZ conta com 3.800 associados. Além de ser responsável pela realização da Reunião Anual, a Sociedade edita, desde 1973, a Revista Brasileira de Zootecnia (RBZ), com disponibilização on-line no site da instituição: www.sbz.org.br.




 
X